Na última terça-feira (12), a Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou e abateu um avião de pequeno porte que estava transportando drogas, após a aeronave entrar no espaço aéreo nacional vindo da Venezuela, na Região Norte do Brasil. A operação foi realizada em colaboração com a Polícia Federal e seguiu os procedimentos estabelecidos pelas Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo (MPEA), conforme a legislação federal. Durante a interceptação, o avião não se identificou pelo rádio e não alterou sua rota para pouso em um aeródromo próximo.
A FAB tentou dissuadir a aeronave suspeita com tiros de advertência, mas não obteve sucesso. O avião, que não seguiu as orientações e continuou com o voo, foi classificado como hostil pelo governo brasileiro. Como último recurso, a aeronave foi alvo de um “tiro de detenção”, uma ação destinada a impedir a continuidade do voo ilícito. Como resultado, a aeronave colidiu com o solo, após a execução dessa medida.
O local do acidente foi identificado nesta quarta-feira (12), por meio de um helicóptero da FAB. A Polícia Federal participou da operação e, ao verificar o avião, encontrou dois homens sem vida e drogas no interior da aeronave. A ação faz parte de uma estratégia para combater o tráfico aéreo de drogas e garantir a segurança no espaço aéreo nacional.