Na manhã de terça-feira (11.fev.2025), a Força Aérea Brasileira (FAB) derrubou um avião que entrou ilegalmente no espaço aéreo do país, vindo da Venezuela. A aeronave, segundo a FAB, estava transportando drogas e foi interceptada em uma operação coordenada pelo Comando de Operações Aeroespaciais (Comae), em parceria com a Polícia Federal. A ação foi parte da Operação Ostium, que visa combater crimes nas fronteiras brasileiras.
Após a identificação do voo como hostil, a FAB adotou os protocolos de policiamento do espaço aéreo, que incluíram medidas de averiguação e tentativas de comunicação com a aeronave. Quando o piloto não respondeu às ordens para alterar a rota e pousar em um local determinado, a aeronave foi classificada como ameaça. Diante disso, foram realizados tiros de aviso, mas a falta de resposta resultou na decisão de derrubar o avião.
Na quarta-feira (12.fev), um helicóptero do 7º Esquadrão do 8º Grupo de Aviação foi enviado à área do acidente, onde os corpos e a carga de drogas foram encontrados dentro da aeronave. A FAB não divulgou mais informações sobre os envolvidos, mantendo o sigilo de identidade para preservar a integridade da investigação em curso.