A Fitch Ratings rebaixou a nota de crédito global da Azul (AZUL4) para RD, de C, após a conclusão da sua oferta de troca de dívida. No entanto, a agência elevou o rating para CCC, refletindo a reestruturação financeira da companhia aérea. Esse movimento está relacionado ao perfil de risco pós-reestruturação, que, apesar de ter se ajustado, ainda apresenta desafios significativos.
A agência destacou que a perspectiva positiva atribuída a todos os ratings corporativos de longo prazo da Azul reflete a expectativa de que a empresa consiga melhorar seu perfil de crédito no curto e médio prazos. Essa expectativa é sustentada por uma melhora no fluxo de caixa e possíveis eventos de liquidez como parte de seu plano de reestruturação financeira.
Entretanto, a Fitch também apontou que a empresa ainda enfrenta desafios, como uma alavancagem elevada, flexibilidade financeira limitada e os altos riscos do setor aéreo. Esses fatores continuam sendo restrições importantes para o rating da Azul, o que pode afetar a estabilidade futura da companhia no mercado financeiro.