A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) realizou uma fiscalização em Teresina de Goiás, na última quinta-feira, e identificou o desmatamento ilegal de 132 hectares de vegetação nativa. A ação resultou na aplicação de multas no valor de R$ 141 mil, no embargo da área e na apreensão de maquinários. Do total desmatado, 1,5 hectare estava dentro da reserva legal, enquanto 130,6 hectares estavam em área fora de reserva e de preservação permanente.
Em um contexto mais amplo, o estado de Goiás apresentou um avanço significativo na redução do desmatamento, com uma queda de 48,8% entre 2023 e 2024, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Esta redução é a maior desde 2001, com 411,9 km² de área desmatada, colocando Goiás como o terceiro estado com maior diminuição percentual no bioma Cerrado, atrás apenas do Distrito Federal e da Bahia. No entanto, outros estados, como São Paulo e Paraná, viram um aumento no desmatamento.
A estratégia adotada pela Semad, que vai além da fiscalização, tem sido fundamental para esses resultados. A secretaria tem investido em tecnologias como o monitoramento por satélite e fortalecido suas equipes de campo. Além disso, a melhoria no processo de licenciamento ambiental e a criação de programas como o de Pagamento por Serviços Ambientais e o Sistema de Reposição Florestal têm incentivado a atuação dentro da legalidade, aumentando a eficiência das ações de preservação ambiental no estado.