O filme francês “Emilia Pérez” conquistou o prêmio de Melhor Filme de Língua Estrangeira no Critics Choice Awards, ocorrido em Santa Monica, Califórnia, na última sexta-feira (7). A produção, que competia com títulos como o brasileiro “Ainda Estou Aqui” e outros longas internacionais, foi dirigida por Jacques Audiard e foi filmada no México. A trama conta a história de um traficante mexicano que se transforma em mulher trans e cria uma ONG dedicada a encontrar os corpos de pessoas desaparecidas.
Apesar do sucesso na premiação, “Emilia Pérez” tem enfrentado uma série de críticas desde o início de sua campanha. Além de ser visto como um forte concorrente na disputa pelo Oscar, o filme foi alvo de discussões sobre questões culturais e comentários polêmicos de sua protagonista, Karla Sofía Gascón, gerando controvérsias relacionadas a acusações de apropriação cultural e declarações controversas. Esses problemas têm gerado uma crise para o musical, que precisa lidar com essas adversidades enquanto busca reconhecimento internacional.
Por outro lado, o filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, dirigido por Walter Salles, também está ganhando destaque no cenário internacional. A produção, que narra a história de Eunice Paiva, que dedicou 40 anos de sua vida à busca pela verdade sobre o desaparecimento de seu marido, está concorrendo em três categorias no Oscar 2025, incluindo Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Atriz, com Fernanda Montenegro. O longa tem sido bem recebido pela crítica, e Fernanda Torres, uma das protagonistas, já foi premiada com o troféu de Melhor Atriz em Filme de Drama no Festival de Cinema de Ouro.