A Festa de Iemanjá, comemorada neste domingo (2) no Rio de Janeiro, reuniu uma grande multidão na Pedra do Arpoador. A programação das festividades se estende até as 22h, com diversas atividades culturais e religiosas para celebrar uma das orixás mais reverenciadas no Brasil. A expectativa da organização é de que 25 mil pessoas participem ao longo do dia. Entre os destaques, esteve a presença da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco.
O evento contou com uma série de atividades que celebram a cultura afro-brasileira, incluindo cortejos, rodas de Candomblé, apresentações de DJs, shows de samba e jongo, além de festivais de curimbas. A partir das 17h, houve uma ação de oferendas no mar pelos surfistas da Escola de Surf local e também mutirões de limpeza das praias e pedras com o apoio da comunidade. Além disso, o evento contou com a tradicional Feira Crespa, que reuniu gastronomia, moda e artesanato no Parque Garota de Ipanema.
A programação ainda incluiu cerimônias de Umbanda e shows especiais com grupos de samba, destacando a diversidade das manifestações culturais em homenagem à Iemanjá. O evento também ofereceu momentos de reflexão e ação ambiental, com a limpeza das praias, e foi encerrado após as últimas atividades às 22h.