A FeirArte, Feira de Economia Criativa da Comunidade Negra, Povos Tradicionais e Periféricos, acontece neste sábado, 1º de fevereiro, na Sede Social do CRJ, em Goiânia. O evento visa fortalecer o empreendedorismo, promover trocas culturais e valorizar as tradições ancestrais. Com horário de funcionamento das 10h às 22h, a feira oferece uma programação diversificada, incluindo apresentações culturais como Roda de Capoeira, Batalha de Mc’s, Afoxé de Matriz Africana e apresentações de DJs, além de danças e encontros temáticos, como Flashback e Baile Black.
Desde sua criação em 2015, a FeirArte tem sido uma plataforma de visibilidade para negócios comunitários e de promoção de representatividade social. A partir de 2025, a feira passará a ser realizada mensalmente, sempre no primeiro sábado de cada mês. Este novo formato busca consolidar a feira como um importante evento de cultura periférica e de empreendedorismo no estado de Goiás, fortalecendo a economia criativa local e promovendo a inclusão de comunidades tradicionais e marginalizadas.
A iniciativa é uma parceria entre a Produtora Quilombola e a Entidade CENEG-Goiás, com apoio de diversas instituições, incluindo o Governo de Goiás, Prefeitura de Goiânia e universidades como PUC-Goiás e UFG. O evento também oferece certificados de 12 horas extracurriculares para universitários participantes. A FeirArte se alinha aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que tange ao ODS 8, que aborda Trabalho Decente e Crescimento Econômico, reforçando a importância do fortalecimento da economia local por meio de ações culturais e criativas.