O presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, destacou que a incerteza política tem reforçado a necessidade de uma abordagem mais cautelosa por parte do banco central dos Estados Unidos em relação à redução das taxas de juros. Ele alertou para os riscos de uma aceleração da inflação, que poderia surgir com o aumento das tarifas sobre importações, como o anunciado pelo governo dos Estados Unidos no fim de semana.
Goolsbee afirmou que, dada a situação política atual, é importante proceder com prudência ao considerar futuros cortes nas taxas de juros. A postura mais cuidadosa seria uma resposta aos riscos de que, após um período de desaceleração econômica, a inflação possa voltar a subir, complicando a recuperação econômica.
Recentemente, o governo anunciou a imposição de tarifas de 25% sobre as importações do México e do Canadá, além de 10% sobre as importações da China. Embora o governo tenha sinalizado um adiamento da implementação das tarifas contra o México e o Canadá, a incerteza sobre os impactos econômicos dessas medidas segue como um fator relevante nas decisões do Federal Reserve.