O presidente do Federal Reserve de Nova York, John Williams, afirmou que a política de juros restritivos deve contribuir para a redução da inflação nos Estados Unidos, trazendo-a de volta à meta de 2%. Williams ressaltou que, atualmente, a política monetária está bem posicionada para atingir dois objetivos centrais: o pleno emprego e a estabilidade de preços, afirmando isso durante um evento realizado na Pace University, em Nova York, nesta terça-feira, 11.
Embora Williams tenha demonstrado confiança no caminho atual, ele alertou sobre a incerteza do cenário, principalmente em relação às políticas fiscais, comerciais, migratórias e regulatórias. De acordo com o presidente do Fed de Nova York, esses fatores externos podem impactar significativamente os resultados da política monetária e da economia como um todo.
Williams também destacou seu papel nas decisões do Comitê Federal de Mercado Aberto (FOMC), que é responsável por definir as direções da política monetária. No entanto, o dirigente sublinhou que, mesmo com as boas perspectivas, o quadro de incertezas permanece elevado, exigindo uma vigilância contínua sobre os fatores externos que podem influenciar o mercado financeiro e a economia dos EUA.