Michelle Bowman, dirigente do Federal Reserve, comentou que a pausa na redução de juros é uma medida acertada, pois a política monetária está em um bom ponto, permitindo ao banco central ser paciente e monitorar a evolução da inflação. Ela ressaltou que, apesar de a economia dos EUA se manter forte, com crescimento robusto e um mercado de trabalho próximo ao pleno emprego, o núcleo da inflação ainda se encontra elevado, embora esteja em trajetória de desaceleração.
Bowman também destacou que a inflação tem avançado de maneira desigual e lenta desde a primavera do ano passado, impulsionada, em parte, pelo aumento dos preços de bens básicos. Embora ela espere que a inflação continue a moderar-se, ela reconhece que existem riscos que podem levar a uma pressão inflacionária maior do que o esperado. A dirigente enfatizou que o trabalho do Fed ainda não está completo e que o banco central deve se manter atento aos dados econômicos e às implicações desses indicadores para atingir as metas de estabilidade de preços e geração máxima de empregos.
Por fim, Bowman alertou sobre a necessidade de equilíbrio nas regulamentações bancárias, para que elas não se tornem um obstáculo às operações das instituições financeiras. O Fed deve garantir que o sistema bancário seja capaz de oferecer serviços competitivos e inovadores, sem negligenciar os riscos envolvidos. Suas declarações foram feitas durante uma conferência da American Bankers Association, em Phoenix, Arizona.