A partir de 14 de fevereiro de 2025, o Programa Farmácia Popular passou a distribuir gratuitamente todos os itens oferecidos, como medicamentos e insumos, em farmácias credenciadas. Essa ampliação beneficiará mais de 1 milhão de pessoas por ano que, anteriormente, pagavam uma coparticipação para acessar esses produtos. Entre os itens agora gratuitos estão fraldas geriátricas para idosos e pessoas com mobilidade reduzida, além de medicamentos como a dapagliflozina, para o tratamento de diabetes com comorbidades cardiovasculares.
O programa já havia ampliado sua lista de itens gratuitos em 2024, incluindo remédios para doenças como hipertensão, colesterol alto, Parkinson e glaucoma. Atualmente, são 41 produtos, entre medicamentos e insumos como fraldas e absorventes, oferecidos sem custo a diversos públicos, como pessoas com doenças crônicas ou necessidades de cuidados especiais. A medida faz parte do esforço do Ministério da Saúde para aumentar a cobertura e o acesso à saúde pública.
Além da ampliação da gratuidade, o ministério também retomou o credenciamento de farmácias em municípios não atendidos pelo programa, com a expectativa de atingir a universalização do Farmácia Popular. Hoje, o programa está disponível em 86% dos municípios brasileiros, abrangendo 97% da população, com mais de 31 mil farmácias participantes. Para obter os produtos, os beneficiários devem apresentar documentos como CPF e receita médica em farmácias credenciadas.