Uma explosão ocorreu nesta segunda-feira (5) no saguão de um complexo de apartamentos de luxo em Moscou, localizado às margens do rio Moscou, cerca de 12 km do Kremlin. De acordo com a mídia estatal russa, uma pessoa morreu e outras quatro ficaram feridas. O artefato detonou no momento em que um homem, acompanhado de seguranças, entrava no local. A explosão foi tratada pelas autoridades como um assassinato, embora ainda não esteja claro quem era o alvo.
O complexo afetado, chamado Scarlet Sails, é conhecido por seus apartamentos de alto padrão. Segundo a agência Tass, o artefato explodiu dentro de um elevador do edifício. Entre os feridos, estão os seguranças do homem que perdeu a vida no incidente. A agência de notícias russa também mencionou que uma figura militar de alto escalão da região de Donetsk ficou gravemente ferida.
Após o ataque, o Comitê de Investigação russo abriu um inquérito criminal para apurar as circunstâncias da explosão. Imagens do local, divulgadas por canais de comunicação com fontes no setor de segurança russo, mostram danos significativos no saguão do edifício. Até o momento, não houve pronunciamentos oficiais da Ucrânia sobre o ocorrido, embora, em dezembro, o país tenha reivindicado a autoria de um ataque que resultou na morte de um general russo.