Na sessão preparatória para a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara dos Deputados, parlamentares delinearam as principais prioridades para o biênio 2025/2027. Entre os temas destacados, estão a conclusão da reforma tributária, a regulação das redes sociais, o Plano Nacional de Educação, além de medidas para combater a violência, controlar a inflação e impulsionar o crescimento econômico. A aprovação da Lei Orçamentária para 2025 também foi apontada como uma das primeiras tarefas a ser cumprida.
O líder do governo na Câmara, José Guimarães, ressaltou a importância de votar o Orçamento antes do Carnaval, para dar início a discussões sobre outros temas prioritários. Em relação à reforma tributária, espera-se que o Projeto de Lei Complementar 108/24 seja retomado e que o governo cumpra a promessa de enviar ao Congresso a regulamentação do imposto seletivo, uma das novas taxas criadas pela reforma. A previsão é que o novo sistema tributário esteja em vigor até 2026-2027, aliviando a carga tributária para os cidadãos.
O novo líder da Oposição, deputado Zucco, afirmou que seu papel será fiscalizar o Poder Executivo e propor pautas que, segundo ele, são essenciais para o desenvolvimento do país, como a anistia e a liberdade de expressão. Por sua vez, a deputada Adriana Ventura, do Partido Novo, enfatizou a necessidade de ações focadas na sustentabilidade fiscal, corte de gastos e controle da inflação, diante do cenário econômico atual, no qual a inflação e a alta do dólar têm comprometido o poder de compra da população.