As expectativas dos consumidores norte-americanos em relação à inflação permaneceram estáveis em 3% para os horizontes de um e três anos em janeiro, mesmo valor registrado no mês anterior. No entanto, para os próximos cinco anos, houve um pequeno aumento, subindo de 2,7% para 3,0%. Esses dados foram divulgados pelo Federal Reserve de Nova York, por meio da pesquisa de Expectativas dos Consumidores.
Os consumidores também ajustaram suas expectativas sobre os preços de commodities para o próximo ano. A previsão de aumento do preço da gasolina subiu 0,6 ponto porcentual, chegando a 2,6%, e a dos alimentos teve o mesmo aumento, atingindo 4,6%. Além disso, as expectativas para os custos médicos aumentaram para 6,8%, enquanto os custos com aluguel subiram para 6,0%. Já as expectativas sobre os gastos com educação cresceram para 5,9%.
Em relação ao mercado de trabalho, a percepção sobre a possibilidade de perder o emprego nos próximos 12 meses aumentou para 14,2%, um aumento significativo de 2,3 pontos porcentuais. No entanto, a probabilidade de encontrar um novo emprego nos próximos três meses também cresceu, passando de 50,2% em dezembro para 51,5%. Já as expectativas de crescimento dos gastos das famílias caíram para 4,4%, o nível mais baixo desde janeiro de 2021.