O ex-presidente Jair Bolsonaro afirmou, neste sábado (1º de fevereiro de 2025), que, caso tenha o apoio de metade da Câmara dos Deputados e do Senado em um eventual segundo mandato, seria capaz de realizar grandes mudanças no Brasil. A declaração foi feita durante uma reunião do Partido Liberal (PL) em apoio à candidatura do deputado Hugo Motta à presidência da Câmara dos Deputados. Bolsonaro segue com a intenção de disputar as eleições presidenciais de 2026, apesar de estar inelegível devido a uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
A inelegibilidade de Bolsonaro foi determinada pelo TSE em junho de 2023, após a conclusão de que houve abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Essa decisão impede que o ex-presidente se candidate nas próximas duas eleições presidenciais, previstas para 2026 e 2028, além de limitar seu exercício de cargos públicos por um período de oito anos. Mesmo com essas restrições, o ex-presidente continua a se posicionar politicamente e a mobilizar aliados em seu partido.
Bolsonaro destacou que, caso receba o apoio necessário no Congresso, acredita que pode impulsionar transformações significativas no país. Seu discurso reforça seu desejo de se manter ativo no cenário político, mesmo diante da inelegibilidade, e de continuar com sua agenda de propostas para o Brasil.