Tom Homan, responsável por questões migratórias no governo dos Estados Unidos, anunciou que os voos para deportação de imigrantes venezuelanos começariam dentro dos próximos 30 dias. A informação foi divulgada em entrevista ao New York Times nesta sexta-feira (7), após uma reunião entre autoridades dos EUA e da Venezuela, onde foram discutidas questões migratórias e os efeitos das sanções econômicas impostas ao país sul-americano.
A decisão acontece após a Venezuela aceitar receber de volta seus cidadãos deportados. O presidente Nicolás Maduro expressou sua disposição em acolher os imigrantes, destacando que o governo venezuelano está aberto a recebê-los “com amor”. Esse movimento ocorre em meio a tensões políticas, com a recente reativação de sanções econômicas pelos EUA, o que havia levado o governo venezuelano a suspender a aceitação de repatriações anteriormente.
Além disso, a suspensão do Status de Proteção Temporária (TPS) para centenas de milhares de venezuelanos que vivem nos Estados Unidos foi anunciada pelo governo americano. A medida afeta aqueles que haviam recebido o status até 2023, com o fim da proteção previsto para abril de 2025. A ONU estima que 7,9 milhões de venezuelanos tenham emigrado nos últimos anos devido à crise política e econômica no país.