A estilista goiana Naya Violeta será uma das convidadas do Baile da Vogue 2025, que acontecerá no Rio de Janeiro neste sábado, 22 de fevereiro. Fiel às suas raízes afroafetivas, Naya usou sua coleção para homenagear as mulheres negras que estamparam as capas da revista Vogue ao longo das últimas décadas. Inspirada pela história das mulheres negras nas capas da revista, a estilista criou um look que traz elementos simbólicos dessa narrativa e celebra o poder feminino.
O tema do baile deste ano é “Voguelândia: O Fantástico Mundo da Moda”, e Naya propôs uma homenagem visualmente rica ao apresentar um encontro de Orís, representando 24 mulheres negras que foram protagonistas da capa da Vogue. Com um toque contemporâneo, ela utilizou chatons de acrílico com imagens das capas das edições, fortalecendo o diálogo com as conquistas dessas mulheres na indústria da moda e da cultura.
Para complementar a criação, a designer de estampas Sharmaine Caixeta desenvolveu uma estampa exclusiva chamada “Os Brasis”, que mistura cores vibrantes e texturas contrastantes, como paetê e veludo, com o objetivo de ressignificar símbolos nacionais. O conjunto final, com uma silhueta reta e uma cauda que faz alusão à fertilidade das histórias negras, foi projetado em parceria com a stylist Gabi Rocha, reafirmando a potência e a identidade cultural brasileira.