O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou que irá assinar uma ordem executiva para impor tarifas retaliatórias a países que taxam serviços digitais oferecidos por empresas americanas. A medida visa combater os impostos sobre serviços digitais aplicados por governos estrangeiros, que, segundo um funcionário da Casa Branca, prejudicam as empresas dos EUA. O governo americano considera essas tarifas como uma forma de proteger a base tributária do país e garantir um sistema de comércio internacional mais justo.
A ordem que será assinada orienta o gabinete do Representante de Comércio dos EUA a retomar investigações sobre os impostos aplicados a serviços digitais e examinar as práticas de países como Canadá e França, que já aplicam esse tipo de tributação. Trump já havia sinalizado que colocaria tarifas sobre esses países devido aos impostos, que geram receitas significativas para suas economias, mas são vistos como injustos para as empresas americanas. Estima-se que os impostos sobre serviços digitais causam perdas anuais superiores a US$ 2 bilhões para os EUA.
A medida busca, ainda, restaurar a equidade no comércio internacional, visando reverter práticas fiscais que, segundo o governo norte-americano, distorcem o mercado global. O plano de tarifas recíprocas, que afetariam diversos setores, é parte de uma estratégia maior para proteger as empresas dos EUA e garantir que apenas o país tenha a autoridade para tributar seus próprios negócios.