A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) em São Simão, SP, está fechada há quatro meses, interrompendo a coleta de dados essenciais para a previsão do tempo e alertas climáticos. A unidade, uma das mais antigas do Brasil, teve suas atividades encerradas em outubro do ano passado após a aposentadoria da única funcionária responsável pelos serviços no local. A estação é uma das 19 no país que foram fechadas desde 2022, segundo levantamento oficial.
Com 105 anos de história, a estação de São Simão tinha um papel fundamental na medição de dados climáticos, como temperatura, umidade e precipitação, além de identificar tempestades na região. No entanto, após o fechamento, os equipamentos ficaram abandonados e danificados. A prefeitura local busca estabelecer parcerias com o setor privado ou outras instituições públicas para reabrir a unidade e garantir que os dados estratégicos voltem a ser coletados, evitando a remoção dos equipamentos pelo Inmet.
O Inmet, por sua vez, afirmou que o fechamento das estações não prejudica a qualidade dos serviços e anunciou um aumento de 25% no orçamento do instituto para 2025. Além disso, o instituto promete reforçar a equipe e desenvolver um plano para contratar serviços de coleta e transferência de dados. Caso não haja uma solução rápida, a estação de São Simão poderá ser fechada definitivamente, com a retirada dos equipamentos de medição.