A escavação do trecho norte da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo está prestes a ser concluída, com a chegada da tuneladora, o “tatuzão”, à futura Estação Brasilândia, localizada na zona norte da cidade. Esse projeto, que envolve um investimento de R$ 19,1 bilhões, é uma parceria entre o governo paulista e a Concessionária Linha Universidade. A nova linha terá uma extensão de 15,3 quilômetros, conectando a Estação Brasilândia à Estação São Joaquim, no centro da cidade, e a previsão de conclusão das obras é em 2027.
Desde o início das escavações em novembro de 2022, a tuneladora tem avançado entre quatro e seis metros por dia, cumprindo a meta de progressão. Enquanto a escavação chega ao fim, as obras das estações também seguem em andamento, com destaque para a estação Perdizes, que já atingiu 75,82% de conclusão. Por outro lado, a estação 14 Bis-Saracura está com 14,18% das obras finalizadas.
Com a finalização da escavação no trecho norte, a tuneladora será desmontada e retirada do local. Uma nova máquina seguirá para o sul da linha, onde a escavação continuará. O projeto promete não apenas melhorar a infraestrutura do transporte público na cidade, mas também trazer impactos significativos para a mobilidade urbana de São Paulo até sua entrega final em 2027.