A partir de segunda-feira (3), inicia-se a escala de pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) 2025 em Minas Gerais, com a primeira parcela ou pagamento em cota única para veículos com finais de placa 1 e 2. Em Juiz de Fora, a frota tributável é de aproximadamente 254 mil veículos, o que representa um total de R$ 327,8 milhões em tributos. O pagamento poderá ser realizado até 7 de fevereiro, com a possibilidade de obter um desconto de 3% no valor do imposto para quem optar pelo pagamento integral à vista.
Além do desconto de 3% para o pagamento em cota única, os proprietários de veículos que estiverem em dia com os débitos do IPVA nos anos de 2024 e 2023 terão um benefício adicional: um desconto extra de 3% através do programa Bom Pagador. O valor do imposto pode ser consultado no site da Secretaria da Fazenda de Minas Gerais (SEF-MG) utilizando o número do Renavam do veículo ou por meio do telefone 155, que atende em todo o estado.
O pagamento pode ser feito nos terminais de autoatendimento ou guichês dos bancos credenciados, como Bradesco, Sicoob, Caixa Econômica Federal, Santander, entre outros. Uma novidade para 2025 é a possibilidade de pagar o IPVA via Pix, desde que o contribuinte tenha conta em qualquer instituição financeira ou banco digital. O sistema oferece praticidade e facilita a quitação do tributo.