O novo encarregado de negócios da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, Gabriel Escobar, se encontrou no Palácio do Planalto com a assessoria especial do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O encontro, ocorrido em 3 de fevereiro de 2025, foi interpretado como um movimento protocolar, mas com simbolismo devido ao início do governo de Donald Trump e as tensões nas relações internacionais. Escobar afirmou que a embaixada está aberta ao diálogo, e o governo brasileiro destacou a boa relação diplomática entre os dois países, além de enfatizar o superávit comercial dos EUA.
A reunião refletiu a disposição mútua para a comunicação e cooperação, com ambos os lados concordando em manter o diálogo aberto caso surjam questões que possam gerar tensão. Embora o Brasil ainda não tenha sido alvo de tarifas impostas pela política comercial de Trump, analistas acreditam que, com o tempo, o país poderá ser afetado, especialmente considerando o contexto da guerra comercial promovida pelo governo dos EUA.
Escobar assumiu sua função como encarregado de negócios em janeiro de 2025, após um período de atuação em cargos relacionados à política externa dos Estados Unidos, particularmente na área dos Bálcãs. A visita ao Planalto, além de ser uma formalidade, indicou a intenção de ambos os governos de manter um bom relacionamento, apesar das possíveis incertezas decorrentes das novas políticas comerciais de Trump.