A Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) anunciou a abertura das inscrições para a segunda edição do Edital de Curtas-Metragens Brasil com S, que começa neste sábado (1º). Com foco exclusivo na Amazônia, o edital visa fortalecer a economia criativa e o turismo na região, destacando suas riquezas naturais e culturais. O projeto busca promover a diversidade do bioma amazônico, tanto em suas áreas naturais quanto urbanas, por meio de produções audiovisuais.
Produtoras de todo o Brasil estão convidadas a submeter projetos de ficção, animação ou documentário, com a condição de que pelo menos metade dos projetos selecionados sejam de realizadores da Amazônia Legal. Serão escolhidos quatro projetos, cada um recebendo um apoio financeiro de R$ 100 mil para a produção do curta-metragem. O objetivo é que as obras abordem as histórias, territórios e biodiversidade da região amazônica.
O edital ocorre em um momento de crescente atenção internacional à Amazônia, especialmente com a realização da COP 30, que será sediada em Belém (PA) em novembro. O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, enfatizou que o edital busca evidenciar o talento local e consolidar a Amazônia como um destino turístico sustentável, utilizando o audiovisual como uma ferramenta poderosa para destacar a cultura e as belezas naturais da região. As inscrições vão até o dia 7 de março e podem ser feitas por meio do site da Embratur.