A Embraer anunciou nesta quarta-feira (5) um acordo com a Flexjet, avaliado em até US$ 7 bilhões (aproximadamente R$ 40 bilhões), para a venda de 182 jatos executivos, com possibilidade de aumentar a encomenda em até 30 unidades adicionais. Os modelos incluídos no contrato são os Praetor 600, Praetor 500 e Phenom 300e. Além da venda das aeronaves, o acordo também contempla pacotes de serviços e suporte, fortalecendo a parceria entre as duas empresas.
O contrato é considerado histórico por ambas as partes, sendo a maior encomenda já realizada pela Embraer para jatos executivos e a maior feita pela Flexjet. Com esse acordo, a frota da empresa americana deve quase dobrar de tamanho nos próximos cinco anos. A parceria entre as duas empresas começou em 2003, e desde então a Flexjet já incorporou mais de 150 aeronaves da fabricante brasileira à sua frota.
Além de consolidar o relacionamento entre as duas companhias, a transação também marca um crescimento significativo para a Embraer no mercado de aviação executiva. Em 2024, a fabricante brasileira fechou o ano com 206 aeronaves entregues, um aumento de 14% em relação a 2023, o que reflete a expansão e a demanda por seus jatos executivos no mercado global.