Elon Musk gerou confusão ao anunciar, em suas redes sociais, que havia apagado o grupo 18F, uma agência do governo dos Estados Unidos responsável por projetos tecnológicos, incluindo o programa Direto para o IRS (Internal Revenue Service), que permite a declaração de impostos gratuita. Apesar da publicação, fontes confirmaram que o programa Direto ainda está disponível para os contribuintes nesta temporada fiscal. O site do 18F e a plataforma de declaração de impostos permanecem operacionais, mas a conta da agência no X (antigo Twitter) foi excluída.
O programa Direto começou como um projeto piloto em 2024, com a promessa de oferecer uma alternativa gratuita e simples para a declaração de impostos, especialmente para pessoas com rendimentos simples. Com um bom desempenho no ano passado, o IRS anunciou que o sistema será permanente e ampliado para 25 estados em 2025, a partir de uma colaboração com os estados e o Distrito de Columbia. No entanto, o programa enfrentou resistência de empresas de preparação de impostos que lucram com a cobrança de taxas pelo uso de seus serviços.
A oposição ao programa, principalmente por parte de empresas privadas, questiona a necessidade de uma nova opção gratuita, dado que outras alternativas já estão disponíveis para quem se qualifica. No entanto, o IRS destaca que o programa Direto oferece uma solução mais simples e direta para os contribuintes, sem a necessidade de cálculos complexos. O governo federal segue firme na implementação da iniciativa, com a expectativa de que ela tenha um impacto positivo na redução dos custos de preparação de impostos para a população.