A Eletrobras (ELET3) finalizou, na terça-feira (18), o processo de descruzamento das participações societárias nas sociedades de propósito específico (SPEs) Vale do São Bartolomeu Transmissora de Energia S.A. (VSB) e Lago Azul Transmissão S.A. (LAZ) com a Celg de Participações (CelgPAR). A transação envolveu a compra de 10% da participação da CelgPAR na VSB pela Eletrobras, e a venda de 49,9% da participação da Eletrobras na LAZ para a CelgPAR.
Com a operação concluída, a Eletrobras agora detém 100% da VSB, uma transmissora que opera 161,5 km de linhas de transmissão e uma subestação, localizadas em Goiás e no Distrito Federal. O valor de RAP (Receita Anual Permitida) da empresa para o ciclo 2024/2025 foi estimado em R$ 50,5 milhões. A conclusão da operação ocorreu após o cumprimento das condições contratuais estabelecidas.
A medida de descruzamento de ativos faz parte da reestruturação das participações da Eletrobras em projetos de infraestrutura e busca otimizar a gestão de suas empresas do setor elétrico. A transação também visa simplificar as participações e garantir maior eficiência nos processos das SPEs envolvidas.