O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, fez sua última declaração à imprensa no sábado (1º), após a reunião que definiu o bloco de 17 partidos que disputam a presidência da Casa. A eleição para o comando da Câmara ocorrerá às 16h e tem como principal candidato Hugo Motta, do Republicanos-PB, que contará com o apoio de uma ampla unidade partidária. Lira, que presidiu a Câmara nos últimos quatro anos, destacou a harmonia entre os partidos, com exceção do PSOL-Rede e do Novo, que apresentaram candidatos próprios.
O processo eleitoral será conduzido de forma tranquila e rápida, conforme as expectativas de Lira. Além da eleição do novo presidente, serão definidos outros seis cargos de destaque na mesa diretora, incluindo vice-presidências e secretarias. A eleição contará com discursos iniciais dos três candidatos, seguidos por um sorteio para definir as posições na urna eletrônica, com a previsão de que o evento dure cerca de duas horas.
O bloco de apoio a Hugo Motta inclui os principais partidos da Câmara, como PT, PL, PSDB, MDB, PSD e outros, somando 494 dos 513 deputados. Esse amplo apoio é semelhante ao que Lira obteve em sua reeleição em 2023, quando obteve um recorde de votos. A expectativa é que Motta conquiste uma votação igualmente expressiva, garantindo continuidade ao processo de unidade dentro da Casa.