Em janeiro de 2025, El Salvador iniciou a implementação de tecnologias brasileiras de monitoramento de trânsito com o objetivo de reduzir as mortes e os acidentes nas vias. A iniciativa inclui a instalação de nove balanças de pesagem em movimento e 65 equipamentos de fiscalização eletrônica, como radares Doppler, capazes de detectar diversas infrações, como excesso de velocidade e avanço de sinal vermelho. Os primeiros resultados mostraram uma redução de 20% nos acidentes, 37% nas mortes e 16% nos feridos.
Além disso, a utilização desses dispositivos levou a um aumento de 45% na captura de infratores perigosos, com destaque para o avanço de sinal vermelho, que representa quase metade das infrações detectadas. O presidente do país ressaltou que as novas medidas não têm como foco aumentar a arrecadação por meio de multas, mas sim combater a principal causa de mortes no trânsito: a irresponsabilidade dos motoristas. Ele destacou que, embora tentativas anteriores, como campanhas de conscientização, não tenham surtido efeito, agora é necessário um controle mais rigoroso.
Para complementar a fiscalização, o governo de El Salvador investiu na plataforma Falcon VS, uma tecnologia brasileira que integra dados de câmeras de segurança e radares de trânsito. O sistema utiliza algoritmos de inteligência artificial para prever possíveis acidentes e gerar alertas personalizados. Com isso, espera-se melhorar a segurança nas vias e contribuir para a diminuição dos índices de violência no trânsito, que afetam diretamente a população do país.