O governo de São Paulo publicou o edital para o leilão de concessão do túnel Santos-Guarujá, confirmando que a disputa começará com ofertas de desconto sobre a contraprestação anual prevista no projeto. A primeira etapa ocorrerá em 1º de agosto, com as empresas competindo pelo maior desconto sobre o valor da contraprestação pública, que está fixado em R$ 304 milhões anuais, 12,5% superior ao valor inicialmente projetado. Caso o leilão chegue à fase de disputa por aporte financeiro, as empresas terão que cobrir a diferença entre o custo da obra e o aporte público, o que exigirá investimentos adicionais ao longo do contrato de concessão.
O projeto do túnel, que integra o Novo PAC, tem um custo estimado de R$ 5,96 bilhões, sendo que os governos federal e paulista dividirão o financiamento, com uma estimativa de repasse de até R$ 4,96 bilhões. A futura concessionária será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel, que terá 1,5 km de extensão e três faixas de rolamento, além de espaços para pedestres, ciclistas e o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O prazo para a conclusão das obras é de cinco anos, com início das construções ainda em 2025.
A fiscalização da obra e da prestação de serviços será feita pela Agência de Transportes do Estado de São Paulo (Artesp), que também regulamentará as tarifas de pedágio, estabelecidas em R$ 6,15 por veículo. O túnel tem como objetivo aliviar o fluxo logístico no Porto de Santos, atualmente sobrecarregado pelas balsas e catraias que fazem a travessia entre Santos e Guarujá. O projeto também visa melhorar a mobilidade urbana e reduzir os congestionamentos, beneficiando tanto motoristas quanto pedestres e ciclistas. O leilão já atraiu o interesse de várias empresas nacionais e internacionais.