O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, confirmou que, em 2025, a distribuição do bônus de Itaipu continuará para os consumidores que consomem até 350 kWh. Embora parte desses recursos tenha sido destinada para cobrir o déficit da Conta de Comercialização da Usina, o valor do bônus será elevado, devido ao pagamento antecipado de uma parte da Conta-Covid. O bônus deste ano é semelhante ao do ano passado, totalizando R$ 1,4 bilhão.
Até o final de 2024, a ENBPar estimava um saldo negativo de aproximadamente R$ 333 milhões na Conta de Comercialização de Itaipu. Para resolver essa questão, o governo federal autorizará, por meio de decreto, a utilização de parte dos recursos do bônus de Itaipu para equilibrar essa conta.
A proposta de decreto que visa o equacionamento do déficit já foi encaminhada pelo Ministério de Minas e Energia à Casa Civil. Feitosa afirmou que a solução encontrada é a melhor possível para o Brasil, ressaltando que o problema do déficit da conta de comercialização foi resolvido de forma satisfatória.