A prevenção e o enfrentamento da violência contra a mulher têm ganhado destaque com o serviço Disk 180, uma ferramenta pública e gratuita que desempenha um papel fundamental no apoio às vítimas. Em 2024, o serviço registrou mais de 750 mil atendimentos, com destaque para o estado do Pará, que teve 2.479 registros. O Disk 180 oferece um canal de denúncia por telefone, WhatsApp e e-mail, permitindo que qualquer pessoa possa fazer uma denúncia, seja vítima, familiar, amigo ou até um desconhecido.
Além de permitir que a vítima denuncie abusos, o serviço também acolhe denúncias de outros tipos de violência, como psicológica, física, patrimonial, sexual, moral e cárcere privado. A grande maioria das denúncias é feita pelas próprias vítimas, mas também há um número significativo de registros realizados por terceiros. Em 2024, por exemplo, 156 denúncias foram feitas pelos próprios agressores. Importante destacar que as denúncias podem ser feitas de forma anônima, garantindo maior segurança para quem deseja buscar ajuda.
Em situações de violência mais grave, é recomendado que a denúncia seja feita diretamente à Polícia Militar, por meio do número 190. O Disk 180 se consolida, assim, como uma rede de apoio essencial na luta contra a violência doméstica, proporcionando às vítimas um meio seguro e acessível para relatar abusos e buscar proteção.