O longa-metragem “Deuses da Peste”, dirigido por Tiago Mata Machado e Gabriela Luíza, foi o grande vencedor da 28ª Mostra de Cinema de Tiradentes, recebendo o Prêmio Carlos Reichenbach do Júri Oficial da Mostra Olhos Livres. O filme, ambientado na cidade de São Paulo, conta a história de um ator shakespeariano aposentado que vive isolado e atormentado por fantasmas, enquanto enfrenta seus próprios medos de uma praga e um incêndio que ameaçam o país. O elenco conta com Carolina Castanho, Leandro Machado, Renan Rovida e Helena Ignez.
O Júri Popular premiou o longa “3 Obás de Xangô”, dirigido por Sergio Machado, enquanto o prêmio de melhor curta foi para “Dois Nilos”, de Samuel Lobo e Rodrigo de Janeiro. Na Mostra Aurora, o Júri Jovem escolheu “Um Minuto é uma Eternidade para Quem Está Sofrendo”, dirigido por Fábio Rogério e Wesley Pereira de Castro, como o melhor longa. A obra foi descrita como um filme que aborda temas pesados e profundos.
Neste ano, a Mostra de Cinema de Tiradentes homenageou a atriz Bruna Linzmeyer, que participou de três filmes na competição: “Alfazema”, de Sabrina Fidalgo, “A Frente Fria que a Chuva Traz”, de Neville DAlmeida, e “Baby”, de Marcelo Caetano. O evento, que se encerrou no último sábado, 1º, destacou a diversidade e a riqueza da produção cinematográfica brasileira.