Agentes da Operação Desmonte do Detran-RJ realizaram, nesta terça-feira (4), uma fiscalização em um ferro-velho localizado no bairro Moinho Preto, em Petrópolis, Região Serrana do Rio de Janeiro. Durante a ação, foram encontrados veículos e peças furtadas, além de infrações ambientais graves. O local, que ocupava cerca de 500 metros quadrados, acumulava mais de cem carcaças de automóveis e peças, algumas empilhadas de forma inadequada, representando riscos de deslizamentos e colocando pedestres e veículos em perigo.
A operação foi a primeira na Região Serrana e contou com o apoio de diversas entidades, como a Polícia Civil e Militar, o Corpo de Bombeiros, e o Instituto Estadual do Meio Ambiente (Inea). Para chegar até o estabelecimento, agentes realizaram um mapeamento da área por 15 dias. Entre os itens apreendidos estava um carro furtado, que havia sido roubado em 2021. Os materiais recolhidos foram enviados para empresas de reciclagem cadastradas no Detran-RJ, enquanto o estabelecimento foi interditado.
Criada em agosto de 2023, a Operação Desmonte visa combater a comercialização de peças automotivas ilegais, sem notas fiscais e provenientes de furtos. Desde então, a força-tarefa já realizou 43 operações, interditando 96 ferros-velhos e registrando um aumento no número de estabelecimentos que buscam se regularizar. A fiscalização continua em andamento, com o objetivo de garantir que todos os ferros-velhos do estado operem dentro da legalidade.