Um deslizamento de terra ocorrido na madrugada deste sábado (1) próximo à estação Botujuru, na Grande São Paulo, resultou no descarrilamento de um trem da Linha 7-Rubi da CPTM. Felizmente, o trem estava sem passageiros, e o maquinista foi atendido em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sem ferimentos graves. As fortes chuvas na região metropolitana foram a principal causa do incidente, que também gerou alagamentos nas proximidades das estações Caieiras e Franco da Rocha.
Como consequência do descarrilamento, a circulação da Linha 7-Rubi foi interrompida entre as estações Franco da Rocha e Botujuru, mas foi restabelecida parcialmente às 08h30, com o trecho entre Caieiras e Franco da Rocha já liberado. A CPTM informou que equipes de manutenção estão trabalhando para retirar o trem do local, e o Expresso Turístico, que faria o trajeto até Jundiaí, teve sua operação suspensa. Apesar disso, os trechos entre Francisco Morato e Rio Grande da Serra, bem como entre Botujuru e Jundiaí, seguem com a circulação normal.
Para minimizar os transtornos aos passageiros, o Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência (PAESE) foi ativado, oferecendo transporte por ônibus e metroferroviário nas áreas afetadas. O PAESE é coordenado pela SPTrans e tem como objetivo garantir alternativas de transporte durante interrupções operacionais em sistemas de transporte público.