Os desfiles das escolas de samba acontecerão na sexta-feira, dia 28, e no sábado, dia 1º, com a leitura das notas marcada para o dia 6 de março. Ao todo, 16 escolas vão participar da disputa, sendo 8 na sexta e 8 no sábado. As apresentações serão realizadas na Série Ouro, onde as escolas competem por vagas no Grupo Especial ou um possível rebaixamento para a Série Prata.
Entre as escolas que participarão, 3 não serão julgadas devido a um incêndio em uma fábrica de fantasias, que afetou as agremiações de Império Serrano, Unidos da Ponte e Unidos de Bangu. As demais 13 escolas estarão na disputa direta pela classificação, com duas delas sendo rebaixadas e uma escola vencedora ascenderá ao Grupo Especial para o próximo ano.
A expectativa é de grandes apresentações, com muito samba e coreografias criativas. A Série Ouro, que é uma importante etapa do carnaval, serve como um trampolim para as escolas que aspiram ao prestigiado Grupo Especial. A disputa é acirrada, e o evento promete atrair a atenção dos amantes do carnaval.