Em 2024, a avaliação Saresp indicou melhorias no desempenho dos alunos da rede municipal de São Paulo, com destaque para os avanços na alfabetização e crescimento gradual no ensino fundamental. Comparado a 2023, o desempenho dos estudantes no 2º e 5º ano do ensino fundamental nas disciplinas de português e matemática apresentou progressos, especialmente na fase de alfabetização. No 2º ano, os alunos alcançaram a proficiência avançada em português, evidenciando avanços no reconhecimento e interpretação de textos, além de um aumento no desempenho em matemática, embora ainda com dificuldades em algumas operações e conceitos.
Apesar da melhoria, os alunos do 5º ano ainda enfrentam desafios significativos. Embora o desempenho tenha avançado, eles permanecem no nível básico em português e matemática, com dificuldades notáveis em aspectos como interpretação de textos complexos, uso de pontuação e tarefas de interpretação de gráficos e operações matemáticas mais avançadas. Os resultados apontam que, embora haja evolução, o conhecimento adquirido está abaixo do esperado para essa fase do ensino fundamental.
A Prefeitura de São Paulo acredita que os avanços são reflexo de um esforço contínuo para recuperar os impactos da pandemia na educação. A secretária municipal de Educação destacou que a meta é continuar progredindo, especialmente no processo de alfabetização, com o compromisso de melhorar a qualidade do ensino e garantir o direito à aprendizagem para todos os estudantes.