Lucas Gabriel de Souza desapareceu no dia 6 de junho de 2015, aos 15 anos, em Cuiabá. Sua mãe lembra do momento em que o filho a visitou para comemorar seu aniversário, mas depois partiu, prometendo voltar. Desde então, não houve mais notícias sobre o adolescente. A mãe, após várias tentativas de contato sem sucesso, procurou informações com o pai e o avô do jovem, mas recebeu uma resposta alarmante: o avô afirmou que Lucas estaria morto, devido ao envolvimento com pessoas erradas e a suposta tentativa de assassinato que ele teria sofrido.
A situação se agravou quando dois homens procuraram a mãe de Lucas cobrando uma dívida de drogas que o adolescente teria contraído. Após o incidente, ela mudou de residência e até de cidade, temendo por sua segurança, mas os cobradores continuaram a assediá-la. A polícia, por sua vez, segue sem pistas concretas sobre o paradeiro de Lucas, apesar de investigar o caso com o apoio do Departamento de Homicídios e de Proteção à Pessoa (DHPP).
Com o passar dos anos, a angústia da mãe persiste. O desaparecimento do filho ainda gera grande sofrimento, especialmente em datas comemorativas, como seu aniversário. Embora tenha recomeçado sua vida em outra cidade e com uma nova família, ela afirma que a dor pela falta de respostas nunca diminui, e o mistério sobre o destino de Lucas ainda a impede de ter paz. Ela continua a rezar, sem saber se pede por seu filho vivo ou pela paz de sua alma.