Patrick Tranjan, o novo Secretário Municipal de Educação de Belém, destacou os principais desafios da rede municipal, que conta com cerca de 204 escolas e mais de 60 mil alunos. O secretário apontou problemas significativos na qualidade da educação, incluindo a falta de monitoramento da aprendizagem e a escassez de recursos adequados para o ensino infantil, como brinquedos e materiais pedagógicos. De acordo com Tranjan, a cidade enfrenta um quadro preocupante, com Belém ocupando a terceira posição entre as capitais brasileiras com menor desempenho em português e matemática no ensino fundamental.
Além disso, o secretário falou sobre a infraestrutura das escolas, que, embora tenha recebido algumas reformas, ainda carece de equipamentos essenciais para o bom desempenho dos professores. Ele também enfatizou a necessidade de revisar a utilização da tecnologia nas escolas municipais, propondo uma mudança no modelo das salas de informática e a inclusão de equipamentos em todas as salas de aula. Tranjan destacou que o foco não deve ser apenas a aquisição de novos recursos tecnológicos, mas a capacitação dos professores para usá-los de maneira eficaz e integrada ao processo de ensino.
Por fim, Tranjan abordou a importância do envolvimento da comunidade escolar, incluindo pais e responsáveis, para melhorar o desempenho dos alunos. Ele reforçou que a educação deve ser um esforço conjunto, onde as famílias ajudam a apoiar a escola no desenvolvimento das crianças. Em relação ao futuro da educação em Belém, o secretário apontou como prioridade a melhoria da alfabetização, a ampliação do acesso à educação infantil e o fortalecimento do monitoramento do aprendizado, especialmente nas áreas de português e matemática, para alcançar um melhor desempenho no IDEB.