Neste sábado (1º), um bloco parlamentar foi formado para disputar a presidência da Câmara dos Deputados e outros cargos da Mesa Diretora. O bloco reúne 17 partidos, incluindo o PT e o PL, e apoia a candidatura do deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) para a presidência. Além desses, partidos como PCdoB, PV, União, PP, Republicanos, PSD, MDB, PDT, PSDB, Cidadania, PSB, Podemos, Avante, Solidariedade e PRD também fazem parte da aliança. A formação de blocos tem como objetivo aumentar a representatividade nas comissões e garantir uma divisão mais equitativa de poder no Legislativo.
Ficam de fora dessa aliança o Novo, com 4 deputados, e a federação formada pelo Psol e a Rede, que juntos somam 14 deputados. O Novo anunciou Marcel Van Hatten (RS) como seu candidato à presidência da Câmara, enquanto a federação Psol-Rede lançou Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ) para o cargo. A formação dos blocos foi formalizada após a conferência das assinaturas dos deputados, encerrando o prazo para a formação de alianças às 9 horas deste sábado.
A eleição da Mesa Diretora acontecerá hoje, com a sessão preparatória marcada para as 16 horas. Antes disso, haverá uma reunião de líderes às 11 horas para a escolha dos cargos. O registro das candidaturas será encerrado às 13h30. A eleição será presencial, com urnas no Salão Verde e no Plenário. A nova sessão legislativa do Congresso Nacional começa na segunda-feira (3), com uma sessão conjunta marcada para às 15 horas.