Um voo com brasileiros deportados dos Estados Unidos chegou a Fortaleza na tarde desta sexta-feira (7), em meio a um aumento nas repatriações realizadas pelas autoridades americanas. A informação foi confirmada pelo Itamaraty, que também revelou que os deportados serão transportados para o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins (MG), que será o destino final da operação.
O grupo de brasileiros deportados partiu de Alexandria, na Louisiana, com uma parada técnica em Porto Rico antes de seguir para Fortaleza. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou que um diplomata do Consulado-Geral em Houston acompanhasse o embarque dos repatriados, demonstrando atenção ao processo de retorno.
Esta deportação marca o segundo grupo de brasileiros enviados de volta ao Brasil desde o início da administração de Donald Trump nos Estados Unidos. Em casos anteriores, a prática de algemar todos os deportados, inclusive os que não possuem antecedentes criminais, foi implementada. A medida tem gerado debates sobre os métodos de repatriação adotados pelo governo americano.