A deputada federal Delegada Katarina, do PSD de Sergipe, foi eleita na última sexta-feira (1º) como a terceira secretária da Câmara dos Deputados, com 445 votos, tornando-se a primeira sergipana a integrar a Mesa Diretora da Casa. A parlamentar, que exerce seu primeiro mandato, destacou a importância do protagonismo feminino no parlamento, especialmente nas áreas de economia, tributação e segurança pública.
Antes de sua eleição para o cargo na Câmara, Delegada Katarina foi vice-prefeita de Aracaju entre 2020 e 2022. Com uma carreira voltada para a segurança pública, foi vice-líder do Bloco MDB, PSD, Republicanos, Podemos e PSC em 2023, e também atuou como 1ª vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. Sua atuação na Câmara está focada, principalmente, na geração de emprego e renda, segurança pública e direitos das mulheres.
Entre suas propostas legislativas, a deputada é autora do Projeto de Lei 4676/2024, que busca tornar obrigatória a nomeação de advogados dativos em casos de violência doméstica e familiar contra a mulher, quando necessário, para complementar o trabalho da Defensoria Pública ou da Assistência Judiciária Gratuita. Sua eleição e trabalho refletem o crescente espaço das mulheres nas instâncias decisórias do país.