A delegada responsável pelo 77º Distrito Policial de Santa Cecília, Maria Cecília Castro Dias, foi afastada de suas funções na última sexta-feira, 7, após uma decisão judicial. Ela é investigada por suspeita de envolvimento em uma quadrilha composta por policiais civis, que teria desviado cargas de drogas para vendê-las a traficantes. A operação, conduzida pela Corregedoria da Polícia Civil, também resultou no afastamento de outros dois policiais e mira quatro envolvidos no esquema.
Em resposta ao caso, a Secretaria de Segurança Pública do Estado destacou que a Polícia Civil não tolera desvios de conduta e que pune rigorosamente aqueles que violam a lei e os protocolos institucionais. O Tribunal de Justiça do Estado, por sua vez, informou que o processo segue sob segredo de Justiça, sem divulgar mais detalhes. A delegada, que já ocupou outros cargos, foi responsável por ações relevantes, como a prisão de um grupo envolvido em falsificação de bebidas no ano passado.
O 77º DP, onde a delegada exercia suas funções, é uma unidade com foco na prevenção de crimes patrimoniais e combate ao tráfico de drogas na região central de São Paulo. O local também atua para coibir atividades relacionadas à Cracolândia, uma área conhecida pelo alto fluxo de usuários de drogas. A delegada, que possui um salário de R$ 30.232,08, foi afastada enquanto as investigações continuam.