O ministro da Defesa, José Múcio, comentou a declaração do presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a alta nos preços dos alimentos, afirmando que o presidente foi mal interpretado. Lula havia sugerido que a população evitasse comprar produtos caros para pressionar a queda de preços e ajudar a controlar a inflação. Múcio explicou que o presidente queria incentivar os consumidores a negociar e procurar alternativas mais acessíveis, não sugerindo uma atitude de boicote, como foi entendido inicialmente.
Em uma entrevista, o presidente detalhou que a inflação está razoavelmente controlada, mas a alta nos preços de itens como carne tem preocupado o governo. Lula ressaltou que o aumento nos preços não pode ser explicado por um único fator e mencionou que, embora a carne tenha registrado queda de 30% em 2023, voltou a subir, o que está sendo discutido com os setores envolvidos. Ele também indicou que reuniões estão sendo realizadas para entender as razões desses aumentos.
O governo tem priorizado o controle da inflação, com foco no impacto que os preços elevados dos alimentos causam à população, especialmente aos trabalhadores. O ministro Múcio garantiu que o governo está comprometido em resolver a questão e ajustar o mercado para evitar mais prejuízos à população brasileira.