A Defesa Civil emitiu pela primeira vez um alerta severo para a cidade de Taubaté, no Vale do Paraíba, devido às fortes chuvas que atingiram a região na tarde de sexta-feira (14). A mensagem, recebida por meio de um sistema de alertas desenvolvido pelo governo federal, indicava risco de alagamentos e deslizamentos de terra, além de ventos fortes e raios. O alerta foi enviado a todos os celulares da área, independentemente de cadastro, utilizando a tecnologia de cellbroadcast, que sobrepõe a tela do celular com uma notificação sonora, mesmo em dispositivos no modo silencioso.
O sistema de alertas, que começou a operar no final de 2024, utiliza a localização dos celulares para enviar avisos de acordo com o nível de risco de desastres naturais, como enchentes e deslizamentos, em cada região. A tecnologia foi implantada para garantir uma resposta rápida da população diante de situações de risco, e a notificação não pode ser ignorada sem a confirmação do usuário de que leu a mensagem.
Além de Taubaté, 46 municípios da região do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de São Paulo também estão em alerta. Com a previsão de chuvas intensas até sábado (15), o solo encharcado aumenta o risco de transbordamento de rios e outros desastres. Os moradores podem acionar o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193 ou a Defesa Civil pelo 199 em caso de emergências.