A Defesa Civil do estado de São Paulo emitiu, nesta segunda-feira (10), um alerta severo para risco de fortes chuvas e enchentes, com a previsão de impactos nas zonas norte, centro e leste. O aviso foi enviado através do sistema de cell broadcast, uma nova tecnologia de alerta para telefones celulares. Diversos pontos de alagamento já foram registrados em áreas como Osasco, na região metropolitana, onde também houve granizo durante o temporal.
Poucas horas antes do alerta, a Defesa Civil havia comunicado que algumas regiões da cidade de São Paulo estavam em estado de atenção. Os bairros mais vulneráveis incluíam áreas das zonas oeste, norte e leste, além de áreas próximas aos rios Pinheiros e Tietê. Bairros como Pinheiros, Butantã e Lapa estavam entre os mais monitorados. Em algumas dessas regiões, o risco de alagamentos foi identificado como elevado.
Além das chuvas, a previsão do tempo para a semana indica um período de intenso calor em São Paulo, com temperaturas podendo chegar até 36ºC em alguns municípios. Na capital, os termômetros podem alcançar 35ºC. A concessionária de energia Enel informou que cerca de 65 mil imóveis estão sem fornecimento de eletricidade devido aos efeitos das tempestades.