A Defesa Civil de São Paulo colocou a cidade em estado de atenção para alagamentos na tarde de segunda-feira, 10 de fevereiro. O alerta, que inicialmente cobria as zonas oeste, norte, leste, centro e as Marginais Pinheiros e Tietê, foi expandido para incluir as regiões sul e sudeste após 40 minutos. O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) informou que o estado de atenção foi encerrado às 17h45, quando a chuva diminuiu.
Entre 16h e 16h40, o Corpo de Bombeiros recebeu diversas chamadas, com destaque para 56 ocorrências de alagamentos, sendo 18 delas em Guarulhos, e 26 chamadas sobre quedas de árvores. O fenômeno climático foi ocasionado pelo calor e pela entrada da brisa marítima, que geraram condições favoráveis para chuvas intensas, ventos fortes e até granizo em algumas áreas da cidade.
Além disso, desde o dia 6 de fevereiro, a capital paulista está em estado de atenção para altas temperaturas. A previsão para terça-feira, 11, aponta sol forte e poucas nuvens, com a possibilidade de chuvas rápidas no período da tarde. As temperaturas devem variar entre 21°C durante a madrugada e 32°C à tarde, com umidade relativa do ar em queda, chegando a níveis críticos em algumas áreas.