O novo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou que é claro sobre suas opiniões políticas, mas que se considera vítima de informações falsas sobre temas que nunca discutiu com os parlamentares. Ele não respondeu perguntas da imprensa após sua eleição, mas fez um pronunciamento destacando a falta de comunicação entre a presidência do Senado e da Câmara nos últimos anos. Alcolumbre criticou a dificuldade de tramitação de medidas provisórias devido a divergências entre as cúpulas do Congresso e a gestão de Arthur Lira na Câmara.
Alcolumbre expressou o desejo de restaurar o processo legislativo normal, onde as medidas provisórias passariam por comissões mistas, compostas por deputados e senadores, antes de serem discutidas no plenário. Ele também agradeceu pelo apoio recebido durante sua candidatura, destacando a aliança política com partidos de diferentes espectros, como PL e PT. Segundo o presidente do Senado, a maioria dos senadores entendeu sua agenda para fortalecer o poder legislativo.
Por fim, Alcolumbre reafirmou seu compromisso com a defesa das prerrogativas do Senado e do fortalecimento do poder legislativo, destacando que, embora tenha falado pouco sobre sua candidatura, conseguiu estabelecer um bom relacionamento com seus colegas senadores. Ele considera a eleição uma vitória pessoal, refletindo sobre a importância de trabalhar pelo fortalecimento das instituições.