Danessa Myricks começou sua trajetória na indústria da beleza de maneira inusitada. Sem experiência no setor e com poucos recursos financeiros, ela se apaixonou pela maquiagem ao observar profissionais trabalhando em estúdios fotográficos enquanto estava em um emprego de vendas. Ao ser demitida de seu trabalho em 2001, ela decidiu seguir seu interesse por maquiagem e começou a trabalhar como maquiadora autodidata, criando suas próprias fórmulas e kits com produtos simples.
A inovação de Myricks surgiu da necessidade de encontrar soluções criativas para um mercado de beleza que, na época, era bastante limitado em termos de variedade de tons e texturas. Ela misturava produtos de farmácia para criar as cores e acabamentos que faltavam nas opções comerciais. Em 2015, ela fundou sua própria marca, Danessa Myricks Beauty, com a missão de oferecer uma linha inclusiva de cosméticos que atendesse a diferentes tipos de pele, especialmente as de tons médios a escuros, que eram negligenciados por muitas marcas da indústria.
Apesar do sucesso de sua marca, que agora está disponível em grandes redes como a Sephora, Myricks reconhece que ainda há desafios pela frente, principalmente no desenvolvimento de fórmulas que funcionem para todas as tonalidades de pele. Para ela, a maquiagem vai além de um produto estético: ela acredita que a forma como as pessoas se veem no espelho pode influenciar suas vidas de maneira significativa, mudando a maneira como se apresentam no mundo e se relacionam com os outros.