O Dallas Mavericks anunciou no domingo (2) a contratação de Anthony Davis, que estava no Los Angeles Lakers. A negociação, considerada histórica, envolveu o envio do astro Luka Doncic para os Lakers, onde se juntará a LeBron James. Junto com Doncic, os Mavericks cederam os jogadores Maxi Kleber e Markieff Morris. Pelo lado dos Lakers, além de Davis, foram enviados Max Christie e uma escolha de primeira rodada do draft de 2029.
O acordo gerou grande repercussão na NBA, com os detalhes sendo revelados pelo jornalista Shams Charania, da ESPN. A troca aconteceu após a vitória dos Lakers sobre o New York Knicks, no dia 1º de fevereiro, mas a oficialização da chegada de Doncic aos Lakers ainda não foi anunciada pela equipe. A negociação foi mantida em segredo, o que gerou insatisfação entre os jogadores envolvidos, como Luka Doncic e Anthony Davis, que demonstraram descontentamento com a falta de consulta por parte de suas respectivas franquias.
Luka Doncic, atualmente com uma lesão na panturrilha, está afastado das quadras, mas tem se destacado com médias de 28,1 pontos, 8,3 rebotes e 7,8 assistências por jogo nesta temporada. A troca deixou os dois principais jogadores abalados, com relatos de que Doncic estava especialmente devastado pela movimentação. A troca teve grande impacto tanto nas equipes quanto nos próprios atletas, com reações de surpresa e desapontamento.