Dados de alfândega indicam que peças de aeronaves provenientes de mais de 100 empresas ocidentais, incluindo grandes nomes do setor como a Boeing, foram exportadas para a Índia e, posteriormente, chegaram à indústria da aviação russa. O fluxo de materiais foi analisado ao longo de um período de 21 meses, até setembro de 2024, evidenciando que produtos no valor superior a US$ 50 milhões passaram por intermediários na Índia antes de chegar a companhias aéreas russas e outras entidades.
A análise sugere que, embora as transações envolvam principalmente intermediários indianos, as partes importadas são de origem ocidental e destinadas ao uso na aviação russa. A movimentação de peças de aeronaves levanta questões sobre o cumprimento de sanções internacionais que têm como objetivo limitar o acesso da Rússia a tecnologias avançadas no setor aéreo.
O impacto dessas transações e o papel de empresas ocidentais no fornecimento de peças para a Rússia, mesmo indiretamente, são aspectos que vêm sendo amplamente discutidos por especialistas em comércio internacional e regulamentação de sanções. A situação continua a ser monitorada, considerando os desafios para os mecanismos de controle de exportação e as complexidades das redes de fornecimento globais.